terça-feira, 1 de outubro de 2013

Caixa Lotada e Armário Bloqueado

Vou fazer um breve resumo do que quer dizer os termos "Caixa Lotada" e "Armário Bloqueado" usados pela GVT e seus consultores.

Definições:
Para que um bairro tenha cobertura, a GVT instala nesse bairro um ou mais Armários que recebe sinal de linha e internet por fibra ótica e distribui para as ruas desse bairro e bairros vizinhos através de cabos metálicos. Esses cabos saem do armário para as "caixas", que são instaladas em um ou mais pastes em cada rua que terá cobertura da GVT. Existem dois tipos de caixas: as de 10 e de 20 pares. "Par" é cada fio que sai de uma "caixa" para a casa do cliente. 

Caixa Lotada: Como cada caixa só atende 10 ou 20 clientes, quando se atinge o limite a caixa aparece no
sistema com 0 pares disponíveis. O que resta ao consultor é criar um SOS no sistema, que indica que existe uma demanda não atendida naquela caixa e que a equipe de engenharia deve encontrar a melhor forma de atender tal demanda. A SOS pode ser liberada rapidamente ou demorar muito. Vai depender se existem outras caixas próximas (400 m) e se as mesmas possuem vaga. Já vi um caso que durou 9 meses para liberar e outros que liberaram no mesmo dia. 
Algo que pode deixar o consultor apreensível, é quando o sistema indica que existe apenas 1 par disponível para o cliente. Isso pode indicar que realmente só há 1 par ou que esse único par está com defeito e por isso não foi usado para outro cliente. Isso acontece quando um técnico faz uma instalação de "troca de endereço" (pretendo falar sobre isso em outra postagem) e não atualiza o sistema. A falha só é identificada quando outro técnico tenta usar o par, que aparece como "disponível" no sistema.

Armário Bloqueado: Ocorre quando uma grande quantidade de caixas atendidas pelo mesmo armário estão lotadas. A GVT bloqueia esse armário para fazer uma ampliação chamada também de "corte". Até que seja feito esse corte, o armário não é liberado para novas vendas. Um armário também pode aparecer no sistema como bloqueado quando se trata de um armário novo e ainda não foi liberado pra vendas.


Alguns erros:
- A engenharia que determina quantas caixas cada rua vai ter ou a distância entre elas, não vem pessoalmente à cidade. Tudo é feito à distancia por um sistema remoto.
-  As falhas, quando descobertas, demoram a ser resolvidas pois tudo é automatizado.
-  A maioria das falha ocorrem por "troca de endereço"

Para vendas em quaisquer regiões   
com cobertura ligue para mim:      
Leonardo Dória - (83) 8731-4423 

14 comentários:

  1. Amigão, acabei de encontrar o seu blog e me ajudou bastante a entender. Eu estou com umas planilhas da Vivo sobre a área da antiga gvt e encontrei colunas como: NA, NB, NC, RA, RB, RC e elas possuem valores numericos. Você sabe o que isso significa? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. NA é o numero de negócios classe A, e RA é o número de residências classe A.
    A planilha em questão é o GeoVendas.

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo, eu acho que entendi agora essa lógica de '' o meu vizinho tem GVT e a mim falam que não tem disponibilidade...'' Só posso deduzir que as operadoras instalam de propósito um numero limitado de caixas nas ruas por motivos econômicos... Se não, porque não instalam logo um numero de caixas necessárias de modo a atender todos os clientes da mesma rua??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nelson. Sua dedução está correta. Para não instalar mais caixas do que a estimativa de consumo, a GVT opta por instalar menos é assim algumas pessoas ficam a espera de uma desistência ou ampliação da rede. Ambos os casos são demorados e dependem de estudo. A forma mais rápida é solicitar instalação em um endereço com cobertura e disponibilidade, e solicitar transferência de endereço logo após a instalação for concluída. Segundo a ANATEL, esses casos tem prioridade zero zero! #FICAADICA

      Excluir
  4. Olá estou com um problema de não ter a Mario disponível isso leva quanto tempo para disponibilizar tô 2 mês meu vizinho disse se eu tiver CNPJ ele falo que é mais fácil de pedir Internet ainda mais que eu tenho imprensa isso é verdade

    ResponderExcluir
  5. Bom, na caixa perto de casa da Vivo Fibra que cabeou no comecinho de Abril, eu olhei e vi que quase todas as entradas estão trancadas tipo com um lacre, uma chavinha e só uma entarda está com um cabo conectado que vi que vai para a Casa de um cliente. Se só há um cabo conectado em uma entrada e as outras entradas estão sem cabo, fechadas, deduzi que há vagas na Caixa perto de Casa. Porém, não sabia dessa questão de um armário que supre um mesmo número de caixas estar com grande quantidade de caixas lotadas e estar bloqueado. Será que as entaradas estão todas fechadas por que o armário que supre essa caixa foi bloqueado ou é normal ter um lacre na entrada das entradas e quando o técnico vêm, ele têm a ferramenta para abrir e puxar o cabo para a minha Casa ?

    ResponderExcluir
  6. Olá! Existem duas possibilidades. A primeira é que a caixa possa estar direciona para outro endereço. A segunda, é que ainda vai ser liberada (sem prazo). Se já existe alguém que esteja utilizando uma das vagas, possa ser uma transferência de endereço. Essas, teem prioridade nas instalações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, é que a Vivo Fibra acabou de chegar na minha cidade. E minha rua foi contemplada. Ela cabeou inicialmente aqui um pouco mais de 80 bairros e acho que vai demora para expandir para os outros. Por isso a minha rua foi contemplada. Então, não sei seria transferência já que chegou agora em Marília, a não ser que o cliente fosse da antiga Vivo. E queria tirar um outra dúvida. Me falaram que essa questão do armário é antiga já, que a Vivo não usa mais, pois para oferecer grandes velocidades, fica muito ruim pela distância do armário e então a Vivo Fibra hoje trabalha de maneira mais dedicada, com só as caixas da rua, de onde puxam a Fibra até a casa do cliente direto das caixinhas, o que chamam de ftth - fiber to the home - fibra até a casa do cliente. Isso é verdade ? a Vivo só trabalha com as caixas agora e não têm mais armário ? E a tecnologia que ela usa é a ftth ?

      Excluir
    2. Esqueci de colocar. Quando eu ligo lá, eles falam que têm disponibilidade. Por isso estava achando que aqueles entradas sem uso na caixa instalada no poste do meu vizinho pode ser vagas abertas para uso. O que achei confuso que as outras entradas não usadas estavam travadas com uma chavinha, um negocinho preto sei lá

      Excluir
    3. E sobre o que você falou ai da possibilidade de a Caixa ser para outro endereço, acho que não, pois o cabo que vi saindo da uma das entradas da Caixa, eu segui e deu duas casas a frente da minha, na minha rua. A casa que o cabo entrou é vizinha da minha em duas ou três casas. Agora essa possibilidade de que a Caixa ainda vai ser liberada, acho confuso também, pois já têm um cabo conectado lá na Casa de um cliente da casa do vizinho que já mencionei, bem próxima à minha Casa. A possibilidade que pensei é que todas as entradas que não foram usadas, achei estranho elas estarem trancadas com uma chavinha, um negocio preto, sei lá, tipo uma chavinha giratória. Então penei na possibilidade de que o armário que atende ela, bloqueou e por isso as entradas estão trancas, pois você escreveu ai que além das caixas lotarem, têm isso do armário bloquear também quando um grande número de caixas que estão lotadas são atendidas pelo mesmo armário. Por isso é que eu queria saber se o armário que atende essa caixa já lotou e por isso as entradas, mesmo sem usar, foram trancadas, até a Vivo reparar o armário. Mas têm uma questão minha ai acima se existe armário ainda na Vivo, já que me falaram que isto é antigo, da antigo gtv, que era fibra só até o armário e isso impossibilitaria conexões grandes com 300 megas que é a a velocidade máxima que Vivo anunciou na minha cidade ao cabearem aqui. Falaram que pela distância do armário das caixas que estão conectadas os clientes e ainda, a distância das caixas até os clientes, impossibilitaria essa velocidade. Por isso falaram que a Vivo atual trabalha no padrão ftth, fibra até a casa, só com as caixas, sem armário

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Pior situação é a minha, desde janeiro foi cabeado aqui na rua, tem as caixas nos postes aqui da rua, porém o armário está bloqueado. Nas outras ruas alguns vizinhos já tem em casa. Não da pra entender a falta de planejamento onde ela estava instalando em um bairro onde só tinha Oi de 15 Megas e nem todas casas tinham. É muita falta de estudo de mercado, era obvio que aqui todos, eu disse TODOS iam querer a Vivo Fibra. Tô revoltado, 6 meses desde cabeamento e nada de liberar para minha rua ou minha casa.

    ResponderExcluir
  9. O que significa armário não liberado TBS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIGNIFICA QUE VENDERAM TODOS OS "PARES" DISPONIVEIS.

      Excluir